TEATRO DE BONECOS

"Criaçoes"


Sinópse:

Espetaculo criado apartir  de esquetes distintas , que representam cenas das culturas e tradiçoes Italo- gauchas, Afro- brasileiras e mitologicas.
      Interatividade e brincadeiras com o personagem e apresentador Nanetto Pipetta , um imigrante Italiano aculturado no sul do Brasil, Homenagem a cultura afrodescendente ,atraves da Capoeira  ,com Seu Bento e do Samba com a Negra Zezé.
      A Mitologia também é representada pelo personagem Fauno , Trool, Pan , pois muitos sao os seus nomes .Aproximadamente 45 minutos de duraçao.


  

     Histórico e origem do espetáculo

      Este espetáculo vem sendo criado desde 1996 ,quando começaram a surgir e serem construídas as "personagens", a Mortinha , o Capoeista  Seu Bento  e sua orquestra musical , o "Fauno" e anegra "Zezé" todos inspiradas e construídos por Paulo Nazareno,  através de técnicas inéditas e  inovadoras .
       Nanetto Pipetta  foi o único a sair de um livro , aliás um clássico da literatura dos imigrantes italianos no sul do Brasil do início do século ,estreou no ano de 2000 sendo o apresentador e atração do espestáculo atualmente.
       O espetáculo e o grupo vem se modificando através do tempo , inicialmente era apresentado como grupo "Camugerê" com o espetáculo "Histórias de Assombros e Tesouros , composto por Paulo N. Nelson Haas, André Gnatta e Viviane Maltauro de 1998 a 2002 . Apartir deste ano  André sai do grupo e mudamos para  "Bonecos sem fronteira" e o espetáculo para "Performances" . Logo depois em 2005 Nelson também deixa o grupo,que e agora é apresentado por Paulo Nazareno e Viviane Maltauro pelo nome de Cia. Nazareno Bonecos.
          Desde então, apresentamos nossos bonecos e espetáculos por muitas cidades do Brasil, na França, Bélgica, Chille, Ilha da Pascoa, México  e em Taiwan.

                           
Ficha técnica:

Paulo Nazareno Bernardo = ator-bonequeiro ( Nanetto Pipetta , Capoeirista, Fauno e contra-regra)
Viviane Maria Maltauro = atriz-bonequeira ( Negra Zezé, e Bateria de Capoeira, contra-regra)
Bonecos = Paulo Nazareno (criação e construção)
Figurinos = Paulo N.
Técnico = Alexandre Boss
Direção =Paulo Nazareno


"As Aventuras Nanetto Pipetta"

Espetáculo de teatro folclórico e musical sobre a imigração italiana no sul do Brasil, sendo apresentada em dialeto vênet(Talian) ou em sutacon. Com este espetáculo fizemos tres turnês internacionais Norte da Itália em 2005 com participação musical do grupo Sul Paion de caxias do Sul RS e em  2007 com o músico Valmor Marasca de Garibalde RS e em 2010 no México .
Apresentando tres versões diferentes da vida de Nanetto Pipetta,  personagem criado por Aquiles Bernardi no inicio do seculo, para contar a verdadeira história da imigração Italiana .


"I-Magi-Neco"

3 comentários:

  1. Parabéns!!!! Vocês dois são maravilhosos!! O trabalho de vocês é encantador, muito profissionalismo e dedicação!! Estou encantada em conhecer a trajetória do trabalho da sua Companhia. Desejo muito Sucesso em suas aulas virtuais, assisti todas, adorei! Grande abraço! Riane Buson (Cia. Teatral de Fantoches Riane Buson - Brasília)

    ResponderExcluir
  2. Muito obg por esse retorno carinhoso .grande abraço e que possamos nos reencontrar nos caminhos das artes e do amor.

    ResponderExcluir
  3. nossa que lindo seu trabalho...gostaria de orças o jogador de capoeira ( qualquer face)

    ResponderExcluir